A terra é o material de construção natural mais abundante no planeta. Boa parte das civilizações do planeta já usou ou utilizam este abundante material para construir suas moradas, palácios, fortificações e cidades. Cerca de 10% do patrimônio tombado pela Unesco é edificado com algum tipo de estrutura em terra crua.

ENSAG / Craterre-França

Dentre os materiais de construções vernaculares a terra, ao longo da história, foi aplicada de acordo as características e necessidades de seus habitantes, sendo associado com outros materiais, como a madeira, a palha e a pedra. Surgindo assim diversas técnicas de construção e adaptadas ao meio.

Ao viajarmos por regiões diversas observamos as peculiaridades da arquitetura de terra, nos detalhes construtivos e nas soluções de conforto ambiental, criando tipologias próprias, mesmo que estas sofreram influências de outras culturas. Na Europa o levantamento realizado pelo programa Terra-Incógnita nos demonstra a riqueza da Arquitetura Vernacular em terra.

A terra apresenta diversas vantagens aos materiais de construção atuais, tanto nas questões de conforto, como aplicabilidade, construção e ecologia. Sendo uma alternativa tanto para uma arquitetura ecológica quanto social.

O material terra e a arquitetura vernacular surgem no novo milênio como fonte de recursos e soluções para as questões de sustentabilidade na arquitetura e design.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: