Relatório Final Morada 2012

Relatório de Atividades 2012

Esta etapa do projeto foi focada no aprimoramento do uso do material terra nas paredes, apresentando a técnica de reboco natural, que utiliza somente areia e terra. Antes desconhecida pela população da Baía dos Castelhanos, o acabamento das paredes com esta técnica aumenta a durabilidade da construção e melhora suas condições de salubridade uma vez que fecha as frestas características da taipa de mão.  Ao contrário do cimento, não gera resíduos no local e não tem custo de compra ou de transporte. Com a utilização de recursos locais – materiais, conhecimento e mão de obra – o projeto também torna viável a geração de renda e qualificação dos construtores, sem a necessidade de contratação de mão de obra externa.

O projeto Morada de Barro é realizado por meio de metodologias participativas que possibilitam conhecer a cultura construtiva local para propor um design de qualidade em diálogo com a arquitetura praticada pela comunidade com a qual atua.

Foi com este propósito que realizamos as ações de 2012 nas comunidades do Canto do Ribeirão, Canto da Lagoa e Praia Mansa escolhendo com os moradores quais seriam as casas indicadas para participar desta etapa do projeto e fazendo um diagnóstico da habitação caiçara atual.

Depois de selecionadas, passamos às definições do projeto de arquitetura e ao inicio do trabalho no canteiro de obras.

Conheça melhor as ações clicando no Relatório de Atividades 2012 no início da página.

 

 

  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: