HISTÓRICO
O projeto foi iniciado em 2009 na Baía de Castelhanos com a sensibilização dos moradores para a importância da manutenção e aprimoramento das técnicas de construção com terra crua. Envolveu 70 participantes em oficinas e apresentações, contando com recursos da Taxa de Preservação Ambiental da Prefeitura Municipal de Ilhabela –TPA/SMA e parceria da Escola Nacional de Arquitetura de Grenoble – DSA-Terra, através do arquiteto Alain Briatte Mantchev.
Em 2012 realizou a reabilitação de uma casa caiçara na Praia Mansa, comunidade localizada na Baía de Castelhanos, contando com financiamento do Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável – CEDS, por meio do convênio entre Colegiado Real Norte, Universidade Católica de Santos e Petrobrás. Teve como parceiros o Parque Estadual de Ilhabela e a Prefeitura Municipal de Ilhabela. Nesta etapa o projeto apresentou novas técnicas de construção com terra e promoveu a valorização do conhecimento dos construtores tradicionais.
A partir da articulação entre parceiros e comunidade, iniciou-se e está em curso a construção de uma residência piloto na Praia Mansa com apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, onde estão sendo aprimoradas as técnicas de construção tradicional por meio da formação dos mestres taipeiros da Baía de Castelhanos.
Os resultados relacionados ao levantamento de custos, mão de obra, dificuldades de transporte e soluções de arquitetura compõem o diagnóstico que irá subsidiar junto ao poder público a criação de uma política de habitação nas comunidades tradicionais.
Acompanhe as atividades:
_____________________________________________________________________________
The project Morada de Barro fosters the continuum of constructive culture at Caiçaras Communities of Ilhabela Archipelago, in Brazil, through the renew and improvement of wattle and daub construction technics.
The implementation of this edition was possible thanks to Sustainable Development Experimenting Centre (CEDS), Catholic University of Santos, Real Norte Collegiate and Petrobrás. The City Hall was a key partner, togheter with State Park of Ilhabela.